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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Gado de Corte; Embrapa Pantanal.
Data corrente:  09/10/2023
Data da última atualização:  10/04/2024
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  AZEVEDO, D. B. de; ABREU, U. G. P. de; BISCOLA, P. H. N.; MALAFAIA, G. C.; GASPAR, A. de O.
Afiliação:  DENISE BARROS DE AZEVEDO, CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; PAULO HENRIQUE NOGUEIRA BISCOLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; GUILHERME CUNHA MALAFAIA, CNPGC; ALBERTO DE OLIVEIRA GASPAR.
Título:  Caracterização da bovinocultura de corte no estado do Mato Grosso do Sul.
Ano de publicação:  2023
Fonte/Imprenta:  In: JORNADA NESPro, 18.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE, 6., 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2023.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O estado de Mato Grosso do Sul (MS) possuí um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a distribuição geográfica da bovinocultura de corte do estado. Utilizou-se dados secundários fornecidos pelo IAGRO-MS e organizados no software de business inteligence denominado Tableau. A microrregião com maior concentração média de animais no ano de 2021 foi Três Lagoas, seguido por Alto Taquari e Baixo Pantanal. Mesmo configurando entre os maiores produtores de carne bovina do país, o estado ainda apresenta muito potencial para melhorias, seja pelo uso de tecnologias que impulsionem o desempenho dos animais como utilização de programas sustentáveis que reduzam custos de produção e gerem mais lucratividade.
Palavras-Chave:  Dados de rebanho; Distribuição de rebanho; Mato Grosso do Sul.
Thesagro:  Abate; Bovinocultura; Distribuição Geográfica; Gado de Corte; Rebanho.
Categoria do assunto:  K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1157167/1/anais-2023-XVIII-Jornada-NESPro-2.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPGC17928 - 1UPCAA - DD
CPAP60884 - 1UPCAA - DD20232023
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Arroz e Feijão.
Data corrente:  04/03/2008
Data da última atualização:  16/05/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  WANDER, A. E.; LACERDA, A. C. V.; FREITAS, F. C. de; DIDONET, A. D.; DIDONET, C. C. G. M.
Afiliação:  ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; ANA CAROLINA VALADÃO LACERDA, estagiária CNPAF; FABIANA COSMI DE FREITAS, estagiária CNPAF; AGOSTINHO DIRCEU DIDONET, CNPAF; CLAUDIA CRISTINA GARCIA MARTIN DIDONET, UEG.
Título:  Alimentos orgânicos: oportunidades de mercado e desafios.
Ano de publicação:  2007
Fonte/Imprenta:  Revista de Política Agrícola, v. 16, n. 2, p. 44-55, abr./jun. 2007.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Nos últimos anos tem crescido a importância dos alimentos orgânicos em diferentes países. Diversos estudos, em diferentes capitais brasileiras, demonstram um aumento do interesse dos consumidores por esse tipo de alimento. O presente trabalho visa a identificar os principais fatores que inibem o consumo de alimentos orgânicos na região metropolitana de Goiânia, e a apontar elementos para formulação de estratégias de inserção de orgânicos no mercado de alimentos. Foram entrevistadas 346 pessoas selecionadas de forma aleatória, mediante o uso de questionário estruturado. Dessa amostra, aproximadamente 20% consome alimentos orgânicos regularmente há mais de um ano. Entre os fatores que mais estimulam os consumidores a adquirir alimentos orgânicos estão a preocupação com a saúde pessoal e familiar (36,5%); o sabor, a cor, o tamanho ou a consistência dos produtos (25,4%); bem como a garantia de procedência dos produtos (18,8%). Em contrapartida, os consumidores apontaram também alguns fatores que estariam limitando o consumo de alimentos orgânicos: a) o preço elevado (38,4%); b) a dificuldade de encontrar os produtos no mercado (28,3%); e c) a falta de informações sobre os produtos (18,8%). Conclui-se, assim, que as ações voltadas para a promoção de alimentos orgânicos deveriam enfocar mais esses aspectos.
Palavras-Chave:  Alimento orgânico; Alimentos orgânicos; Consumo de alimentos orgânicos; Estudo de mercado; Goiânia.
Thesagro:  Agricultura Orgânica; Cerrado; Consumo; Mercado.
Categoria do assunto:  --
E Economia e Indústria Agrícola
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/79456/1/AP-2007.088.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPAF26588 - 1UPCAP - PP20072007
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